Atenção: a execução do JavaScript está desativada no seu navegador ou para este site. Você pode não ser capaz de responder a todas as perguntas nesta pesquisa. Verifique os parâmetros do seu navegador.

Questionário CPA 2025

Processo de Autoavaliação Institucional do IFMG 2025

Caro participante,


Este questionário foi organizado de acordo com a Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os resultados desta pesquisa vão apontar potencialidades, fraquezas e indicar ações para melhorar a estrutura e os serviços prestados pelo IFMG.

As informações são confidenciais e você não será identificado. Para que as respostas sejam validadas, é necessário responder o questionário até o fim.

A Comissão Própria de Avaliação agradece a sua participação.

 
O questionário é anônimo.

O registro de suas respostas não contém nenhuma informação de identificação sobre você, a não ser que uma pergunta específica da pesquisa explicitamente solicitou.

Se você usou um código de identificação para acessar esta pesquisa, por favor, tenha a certeza de que esse código não será armazenado junto com suas respostas. Ele é armazenado em uma base de dados separada e será atualizado apenas para indicar se você completou (ou não) a pesquisa e não há nenhuma maneira de relacionar os códigos de identificação com suas respostas.

Perfil do Respondente
(Esta pergunta é obrigatória)

Você é:

(Esta pergunta é obrigatória)

Informe o seu campus:

(Esta pergunta é obrigatória)

Informe a modalidade do seu curso:

(Esta pergunta é obrigatória)
Informe o seu curso:
(Esta pergunta é obrigatória)

Informe seu tempo de serviço no IFMG:

(Esta pergunta é obrigatória)

Informe sua escolaridade: (selecione o maior grau concluído)

(Esta pergunta é obrigatória)

Informe seu sexo:

Informe sua identidade de gênero:
(Esta pergunta é obrigatória)

Informe a sua faixa etária:

(Esta pergunta é obrigatória)
Qual sua cor/raça?
(Esta pergunta é obrigatória)

Avalie seu conhecimento sobre os seguintes documentos:

Estatuto do IFMG
Regimento Geral do IFMG
Plano do Desenvolvimento Institucional do IFMG (PDI)
Relatório de Autoavaliação Institucional
Responda com base na escala de 1 a 5, onde 1 significa péssimo e 5 significa ótimo.
Dimensão 2 - Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
Esse grupo de perguntas terá opções de respostas de 1 a 5, além INEXISTENTE e NÃO SEI AVALIAR. 

1. Péssimo: situação que exige ações corretivas urgentes. 

2. Ruim: Situação que exige atenção e ações corretivas.

3. Regular: situação mediana que merece acompanhamento. 

4. Bom: situação que merece reconhecimento e importância, porém cabe aprimoramento. 

5. Ótimo: situação que merece notoriedade, destaque e excelência. 

Inexistente: situação que não está implantada ou não está em atividade no campus. 

Não sei avaliar: situação em que o respondente não possui conhecimento e informação sobre o item avaliado. 

(Esta pergunta é obrigatória)

2. Em relação às políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão, avalie os seguintes aspectos:

Integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Manutenção e expansão das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Coerência entre cursos e atividades ofertados e as demandas locais.
Programas e ações de ensino (orientação e apoio pedagógico, monitoria, tutoria, etc ).
Programas e ações de pesquisa (iniciação científica, inovação tecnológica etc).
Programas e ações de extensão (projetos, empresa júnior, acompanhamento de egressos etc).
Programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).
Oferta de cursos semi-presenciais e a distância.
Oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC).
Promoção de eventos e atividades científicas, artísticas, esportivas e culturais.
Ações de combate à evasão e à promoção do êxito escolar.
Parcerias institucionais para oferta de estágios.
Uso de novas tecnologias nas atividades acadêmicas.
Responda com base na escala de 1 a 5, onde 1 significa péssimo e 5 significa ótimo.
Dimensão 4 – Comunicação com a Sociedade
Esse grupo de perguntas terá opções de respostas de 1 a 5, além INEXISTENTE e NÃO SEI AVALIAR. 

1. Péssimo: situação que exige ações corretivas urgentes. 

2. Ruim: Situação que exige atenção e ações corretivas.

3. Regular: situação mediana que merece acompanhamento. 

4. Bom: situação que merece reconhecimento e importância, porém cabe aprimoramento. 

5. Ótimo: situação que merece notoriedade, destaque e excelência. 

Inexistente: situação que não está implantada ou não está em atividade no campus. 

Não sei avaliar: situação em que o respondente não possui conhecimento e informação sobre o item avaliado. 

(Esta pergunta é obrigatória)
4. Em relação à comunicação do IFMG com a sociedade,  avalie os seguintes aspectos:
Canais de comunicação de relacionamento - transmitir/receber informações com o IFMG. Ex. Redes sociais/fale conosco portal/telefone/email.
Canais de exposição da marca do IFMG . Ex. Sinalizações internas ou externas/evento e feira/Material impresso e Cartaz.
Canais de divulgação de informação. Ex. Notícias em jornais, tv, rádio, sites e portal institucional.
A informação entregue aos usuários da instituição é completa, clara e ágil.
Divulgação do vestibular e processos seletivos.
Atuação da Ouvidoria.
Responda com base na escala de 1 a 5, onde 1 significa péssimo e 5 significa ótimo.
Dimensão 7 – Infraestrutura
Esse grupo de perguntas terá opções de respostas de 1 a 5, além INEXISTENTE e NÃO SEI AVALIAR. 

1. Péssimo: situação que exige ações corretivas urgentes. 

2. Ruim: Situação que exige atenção e ações corretivas.

3. Regular: situação mediana que merece acompanhamento. 

4. Bom: situação que merece reconhecimento e importância, porém cabe aprimoramento. 

5. Ótimo: situação que merece notoriedade, destaque e excelência. 

Inexistente: situação que não está implantada ou não está em atividade no campus. 

Não sei avaliar: situação em que o respondente não possui conhecimento e informação sobre o item avaliado. 

(Esta pergunta é obrigatória)
7. Em relação a infraestrutura, avalie as salas de aula:
Atendem às necessidades institucionais e dos cursos.
Apresenta manutenção periódica, conforto e disponibilidade de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades desenvolvidas.
Apresenta flexibilidade relacionada às configurações espaciais, oportunizando distintas situações de ensino-aprendizagem.
Possuem outros recursos cuja utilização é comprovadamente exitosa.
Responda com base na escala de 1 a 5, onde 1 significa péssimo e 5 significa ótimo.
(Esta pergunta é obrigatória)
7.1. Em relação a infraestrutura, agora avalie os laboratórios didáticos de formação básica e específica:
Apresentam normas de funcionamento utilização e segurança.
Apresentam conforto, manutenção periódica e serviços de apoio técnico.
Disponibilidade de recursos de tecnologia da informação e comunicação adequados às atividades a serem desenvolvidas.
Possuem quantidade de insumos, materiais e equipamento condizentes com os espaços físicos e o número de vagas.
Responda com base na escala de 1 a 5, onde 1 significa péssimo e 5 significa ótimo.
(Esta pergunta é obrigatória)
7.2. Ainda sobre infraestrutura, avalie as condições da biblioteca:
Atende às necessidades institucionais e dos cursos.
O acervo bibliográfico é adequado em quantidade de exemplares de acordo com as vagas ofertadas.
O acervo bibliográfico é adequado e atualizado considerando a natureza e conteúdo das disciplinas.
O espaço da biblioteca apresenta conforto adequado às atividades a serem desenvolvidas.
Responda com base na escala de 1 a 5, onde 1 significa péssimo e 5 significa ótimo.
(Esta pergunta é obrigatória)
7.3. Em relação à infraestrutura, avalie quanto à limpeza e à conservação dos espaços a seguir:
Banheiros
Áreas de convivência (Cantina e/ou refeitório)
Auditórios
Quadras
Responda com base na escala de 1 a 5, onde 1 significa péssimo e 5 significa ótimo.
(Esta pergunta é obrigatória)
7.4. Em relação à infraestrutura, avalie também os seguintes aspectos:
Serviços de TI do Campus ( acesso à internet, rede sem fio wifi, desempenho dos computadores, etc).
Serviço de TI relacionado aos sistemas (Meu IFMG, Moodle, Sistema Conecta, etc).
Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Responda com base na escala de 1 a 5, onde 1 significa péssimo e 5 significa ótimo.
(Esta pergunta é obrigatória)
7.5. Ainda em relação à infraestrutura, avalie os seguintes aspectos:
Condições físicas do setor (ventilação, iluminação, acústica, mobiliário, limpeza).
Disponibilidade de material de consumo no setor (papel, caneta, Toner, grampo, etc)
Responda com base na escala de 1 a 5, onde 1 significa péssimo e 5 significa ótimo.
(Esta pergunta é obrigatória)

7.6. Por fim, avalie a infraestrutura relacionada ao espaço de trabalho para docentes:

Viabiliza as ações acadêmicas, como planejamento didático-pedagógico.
Atende às necessidades institucionais.
Possui recursos de tecnologia da informação e comunicação.
Garante privacidade para uso dos recursos, para o atendimento a discente e orientandos.
Há segurança para a guarda de materiais e equipamentos pessoais.
Responda com base na escala de 1 a 5, onde 1 significa péssimo e 5 significa ótimo.
Dimensão 9 - Políticas de Atendimento ao Estudante
Esse grupo de perguntas terá opções de respostas de 1 a 5, além INEXISTENTE e NÃO SEI AVALIAR. 

1. Péssimo: situação que exige ações corretivas urgentes. 

2. Ruim: Situação que exige atenção e ações corretivas.

3. Regular: situação mediana que merece acompanhamento. 

4. Bom: situação que merece reconhecimento e importância, porém cabe aprimoramento. 

5. Ótimo: situação que merece notoriedade, destaque e excelência. 

Inexistente: situação que não está implantada ou não está em atividade no campus. 

Não sei avaliar: situação em que o respondente não possui conhecimento e informação sobre o item avaliado. 

(Esta pergunta é obrigatória)
9. Em relação às políticas de atendimento ao estudante, avalie os seguintes aspectos:
Assistência ao aluno em situação de vulnerabilidade (oferta de auxílios socioeconômicos, alojamento, alimentação etc).
Serviços de apoio ao aluno (social, psicológico, pedagógico, assistência à saúde, seguro escolar etc).
Oferta de bolsas acadêmicas e apoio financeiro à participação em eventos e visitas técnicas.
Inclusão, apoio e acompanhamento do aluno com necessidades educacionais específicas.
Implantação e manutenção de grêmios e centros acadêmicos.
Responda com base na escala de 1 a 5, onde 1 significa péssimo e 5 significa ótimo.